Receba dicas grátis!

Saiba tudo sobre consumo responsável

É inegável que, mesmo sem perceber, a sociedade viva em um universo cercado por estímulos ao consumismo. Que, por sua vez, além de afetar a realidade socioeconômica de cada um, também impacta negativamente no meio ambiente.

A partir disso, o conceito de sustentabilidade tem sido amplamente divulgado. A intenção é que ele passe a fazer parte de nosso dia a dia, tanto em tarefas comuns quanto naquelas relacionadas ao trabalho e aos estudos.

E você, sabe como colocá-lo em prática? Com a leitura a seguir, você aprende algumas dicas sobre consumo responsável e descobre como ter bons resultados com atitudes simples. Confira!

Aposte em outras boas alternativas de transporte

Sempre que puder, deixe o carro em casa. Use o transporte público para ir trabalhar, tire a bicicleta da garagem ou divida a carona com colegas de trabalho e familiares.

Quando for inevitável usar seu automóvel, deixe os motores regulados para evitar desperdício. E prefira alternativas de combustíveis mais econômicos e menos poluentes, como o álcool ou o biodiesel, para efetivar o consumo responsável na prática.

Invista no consumo responsável de papéis

Tente economizar papéis, seja para escrever, imprimir ou registrar algo importante. Sempre que puder, leia e estude na tela do computador. Faça a reutilização de rascunhos e programe a sua impressora para imprimir frente e verso.

Você também pode optar por folhas recicladas ou produzidas de maneira ecologicamente correta, fáceis de encontrar para comprar. O que não puder mais ser usado pode ser separado e encaminhado para uma cooperativa de reciclagem.

Não use copos descartáveis

Usar copos descartáveis no escritório não vale a pena. Essa é uma maneira de acumular lixo, gerar um gasto a mais para a empresa e ainda dificultar a reciclagem, que no caso do plástico é mais metódica.

Como iniciativa de um consumo responsável, considere manter uma caneca ou um copo em sua mesa, mesmo que você trabalhe em sistema home office. Hoje, já existem vários modelos modernos e cheios de estilo para que você possa até mesmo trazer um pouco da sua personalidade para o dia a dia corporativo.

Preste atenção no uso de computadores

Outra questão importante está relacionada ao uso dos computadores. Caso você fique mais de meia hora sem usá-lo, pode valer a pena desligá-lo para poupar energia elétrica e até mesmo dar um descanso para a máquina.

Não se esqueça de regular o brilho da tela do monitor e também regulá-lo para entrar no modo de espera. Os monitores de cristal líquido, também chamado de LCD, consomem menos energias e são mais indicados para a rotina intensa de uso.

Não é difícil manter o consumo responsável no dia a dia de trabalho ou de estudos, como é possível perceber. Portanto, além de adotar essas medidas em suas atividades, não se esqueça de conscientizar quem está perto de você para que esses hábitos se tornem frequentes e realmente causem um impacto positivo para o meio ambiente.

Conseguiu tirar suas dúvidas a respeito desse tema tão importante? Curta a nossa página no Facebook e nos visite no Instagram para se manter sempre atualizado e ainda acompanhar nossas principais novidades.

Adicionar comentário