Receba dicas grátis!

Seis maneiras de como reaproveitar tintas para criar novas cores

Se você está com tintas paradas em casa, misturar cores pode te ajudar a evitar o desperdício e encontrar pigmentos lindos.

É normal realizar uma compra de tintas para um trabalho ou até mesmo para uso recreativo e a sobra do material ficar parada e sem utilidade, e diferente das canetas hidrográficas, as tintas possuem uma durabilidade menor. Uma ótima solução para isso é criar outro pigmento a partir da mistura de cores que você já possui em casa.

Trabalhar com tintas tem grandes vantagens, já que infinitas misturas podem te trazer diversas possibilidades, e deixar o seu desenho ainda mais lindo e colorido. Confira abaixo seis dicas que vão se ajudar nesse processo de reaproveitamento:

Use o círculo cromático para conseguir novas cores

O sistema do círculo cromático com as cores primárias, secundárias e terciárias é ótimo para te ajudar a criar novos pigmentos. Nele você descobre que a mistura do azul com o amarelo vai te trazer uma nova cor, que pode dar um sentido novo aos seus trabalhos ou desenhos.

Atenção para a quantidade de cada cor durante a mistura

Se você misturar a mesma quantidade de vermelho e amarelo, você vai chegar na cor laranja, mas se na sua junção você inserir mais vermelho que amarelo, você vai conseguir um laranja avermelhado, por isso, sempre esteja atento a quantidade de tinta da mistura.

Misture as cores preta e branca nas sobras, e ganhe novos tons. 

Se você está com tintas de cores como o vermelho ou o azul, você pode mudar a tonalidade dessas cores adicionando preto ou branco. O branco vai te ajudar a chegar em tons claros e pastéis, já o preto vai escurecer o tom.

Encontre tons de marrom ou cinza

Marrom e cinza são cores terciárias muito úteis em qualquer trabalho de pintura, então, se está com cores primárias (vermelho, azul e amarelo) paradas, você pode misturá-las entre si para obter diferentes pigmentos de marrom e cinza.

Sempre adicione a cor escura na cor clara.

Para escurecer uma cor clara, você precisa de pouca tinta escura, agora para clarear uma cor escura, você vai precisar de uma quantidade maior de tinta clara, por isso, o ideal para evitar erros e chegar ao tom desejado, é adicionar aos poucos as cores escuras.

Como realizar a mistura de forma correta?

O ideal é sempre utilizar um recipiente limpo, assim o risco de perder o tom desejado é menor, e outra dica importante é sempre misturar bem toda vez que você adicionar uma quantidade de tinta, só quando a mistura estiver homogênea você deve adicionar outra quantidade de pigmento. 

A mistura de cores pode te ajudar a aproveitar tintas sem utilidade e até mesmo encontrar alguns tons que você precisa e não tem em casa. Para comprar materiais de qualidade para desenhos, como folhas de sulfite ou diferentes tipos de tintas por um preço justo, é só visitar o site da Costa Atacado, lá você encontra tudo para o seu projeto.

Adicionar comentário