Tipos de pincéis que você precisa conhecer

Tipos de pincéis que você precisa conhecer

Diferente do que muitos pensam, a arte e as pinturas são bem mais complexas do que simplesmente arrastar o pincel na tela. Para fazer arte é necessário conhecer cada um deles e qual o resultado que eles trarão para o seu desenho.

A tinta e o pincel de pintura são os itens principais de uma criação, sem eles não é possível fazer arte. Por esse motivo, é fundamental saber que cada tipo de pincel possui uma função diferente e específica.

O formato, os pelos, o tamanho e cor, tudo isso são pontos que você deve analisar já que influenciam diretamente na pintura que você vai fazer. 

Mas não se desespere caso esteja iniciando no mundo da arte, a Costa Atacado separou alguns tipos de pincéis e qual a finalidade de cada um deles. Veja! 

Aquarela

Sabe aquelas aquarelas que encantam e deixam todos apaixonados? Pois bem, os pincéis ideais para pintá-las são os mais macios, sempre. Como características, temos a sua enorme capacidade de reter água, além disso, é possível achá-los arredondados, chatos e até mesmo chanfrados.

A ponta do pincel de pintura aquarela pode ser de pelos naturais, sendo produzida através de pelos de animais, que retém mais água e tinta, o que possibilita pinceladas mais longas.

Mas também pode ser de pelos sintéticos, estes possuem filamento produzido com fibras naturais, o que garante traços mais definidos e controlados. 

Para escolher entre um de pelos naturais ou pelos sintéticos é necessário analisar as suas experiências e as técnicas que serão aplicadas.

Chanfrado

O chanfrado é recomendado, e praticamente obrigatório, para quem deseja aumentar a delicadeza, leveza e sofisticação da pintura.

Ele é o ideal para elevar essas características graças ao seu corte em diagonal que facilita a pintura de cantos, sombreados e degradês.

Chato

O pincel chato conta com cerdas retas, o que o torna o tipo ideal para realizar traços longos, retos e para cobrir áreas grandes.

Redondo

Já o redondo é o tipo mais convencional, o seu formato arredondado torna possível diferentes tipos de pinceladas, podendo ser mais finas, mais largas, onduladas ou curvas. 

Além disso, ele é o modelo perfeito para fazer detalhamentos na sua pintura.

Língua de gato

O língua de gato é bastante popular e ganha esse nome por ter uma ponta arredondada, bem semelhante a linda de um gato.

Ele é perfeito para fazer pinturas de pétalas, esbatimentos, arabescos e pintura figurativa. Ele pode ser encontrado em diversos comprimentos e tamanhos.

Modelador

O pincel modelador é ideal para superfícies mais lisas, já que conta com uma borracha flexível, porém, é ótimo para retirar as tintas para dar um contraste sobre a pintura.

Esse tipo também é bastante utilizado para a modelagem de biscuit e texturas.

Como você pode perceber, a escolha do pincel de pintura depende muito do tipo de arte que você deseja criar, assim como as técnicas que costuma aplicar.

Se você está em busca dos melhores modelos de pincel de pintura ou tintas para tela, visite a Costa Atacado, a sua papelaria online. Temos tudo o que você precisa para as suas produções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *